Menu Fechar

Infraestruturas e Habitação

  • Aumentar o parque habitacional público nas suas várias dimensões: nomeadamente através da atribuição de comparticipações não reembolsáveis no âmbito do 1º Direito; da promoção habitacional, pelo IHRU, no património já identificado, visando o reforço da oferta de habitação acessível e dando assim resposta a agregados de rendimentos intermédios; e da reabilitação do parque habitacional público existente, propriedade do IHRU.
  • Dar continuidade aos investimentos públicos previstos para os Portos nacionais, seja ao nível das acessibilidades, seja o nível da expansão das próprias infraestruturas portuárias.
  • Com a conclusão da modernização do troço ferroviário Covilhã-Guarda da Linha da Beira Baixa até ao final de 2020, espera-se a retoma do serviço ferroviário no inicio de 2021. Para além deste importante investimento público pretende-se dar continuidade às grandes empreitadas já em curso no âmbito do Ferrovia 2020, com destaque para a nova Linha de Évora, que liga Évora a Elvas, e a modernização da Linha da Beira Alta e da Linha do Oeste.
  • Investimentos rodoviários centrados no Programa de valorização das Áreas Empresariais e na conservação e requalificação da rede rodoviária, dinamizando a economia e fomentando a coesão territorial e as ligações internacionais.
  • Dar continuidade à implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego, com diversos troços da infraestrutura em obra durante o ano de 2021, a par da intervenção urbana de atravessamento da Baixa da cidade de Coimbra e a contratação para o fornecimento de material circulante.